top of page
scheffel.jpg

Roteiro Histórico por Novo Hamburgo

Memória, patrimônio e natureza

Confira os locais do percurso

Disciplinas envolvidas: História, Geografia, Arte, Língua Portuguesa e Ciências.

Público: Alunos 3º ou 4° ano do Ensino Fundamental.

Disciplinas e Público

Objetivos

  • Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.;

  • Conhecer a história da cidade, sua vocação econômica, emancipação, locais de importância histórica, turística, cultura e natural;

  • Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados;

  • Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados;

  • Reconhecer, registrar e valorizar o patrimônio histórico de seu município;

  • Valorizar o trabalho das pessoas que construíram a história da sua comunidade, bairro e/ou cidade, reconhecendo a importância dos mais diversos ofícios, profissões e funções públicas;

  • Identificar dados sobre a história da localidade (rua, bairro e município): fundação, origem do nome, símbolos e serviços públicos municipais, localização geográfica e extensão territorial, população, produção econômica e aspectos socioculturais;

  • Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado;

  • Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo;

  • Manifestar impressões sobre leituras do espaço (vivido ou representado), inferindo possibilidades sobre as necessidades e o modo de vida daqueles que lá habitam e o constroem (elaborando sentidos);

  • Reconhecer a relação entre sociedade e natureza, compreendendo-a a partir da análise do espaço onde vive, em diferentes tempos históricos;

  • Conhecer a vocação econômica do local onde vive, da cidade onde mora, da região na qual está inserido e, de forma regionalizada, da diversidade produtiva do Rio Grande do Sul.

  • Museu Nacional do Calçado;

  • Hamburgo Velho;

  • Igreja Nossa Senhora da Piedade;

  • Igreja Três Reis Magos;

  • Casa Schmitt Presser;

  • Fundação SCheffel;

  • Biblioteca Pública Municipal;

  • Câmara e Bombeiros;

  • Calçadão;

  • Espaço Cultural Albano Hartz;

  • Praça do Imigrante;

  • Lomba Grande;

  • Rio dos Sinos;

  • Parque Floresta Imperial;

  • Monumento à Bíblia;

  • Prefeitura;

  • Trensurb/FENAC/Rodoviária;

  • Monumento ao Sapateiro;

  • Estádio do Vale.

Locais opcionais a serem adicionados conforme as preferências pedagógicas da turma:

  • CAES (Centro de Educação Ambiental em Lomba Grande);

  • Parcão;

  • Santuário das Mães;

  • Estádio do Vale.

Detalhamento do Percurso

Duração do percurso: 7h45 às 17h30 (dois turnos)

Almoço: Restaurante em Lomba Grande (incluso)

Lanche da manhã e da tarde:

  • Opção 1 - cada um leva o seu 

  • Opção 2 - podemos incluir, com um valor adicional de 35,00 por aluno.

Mais Informações

Deve ser feito um orçamento específico para cada grupo de alunos, pois valores podem variar de acordo com a quantidade, data e a distância da escola.

 

Valor estimado (2025): R$115,00 a R$195,00 por aluno.

Investimento

Agende agora mesmo

Faça já o orçamento de um Passeio Pedagógico para sua turma!

bottom of page