
Roteiro Histórico por Novo Hamburgo
Memória, patrimônio e natureza

Confira os locais do percurso
Disciplinas envolvidas: História, Geografia, Arte, Língua Portuguesa e Ciências.
Público: Alunos 3º ou 4° ano do Ensino Fundamental.
Disciplinas e Público
Objetivos
-
Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.;
-
Conhecer a história da cidade, sua vocação econômica, emancipação, locais de importância histórica, turística, cultura e natural;
-
Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados;
-
Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados;
-
Reconhecer, registrar e valorizar o patrimônio histórico de seu município;
-
Valorizar o trabalho das pessoas que construíram a história da sua comunidade, bairro e/ou cidade, reconhecendo a importância dos mais diversos ofícios, profissões e funções públicas;
-
Identificar dados sobre a história da localidade (rua, bairro e município): fundação, origem do nome, símbolos e serviços públicos municipais, localização geográfica e extensão territorial, população, produção econômica e aspectos socioculturais;
-
Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado;
-
Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo;
-
Manifestar impressões sobre leituras do espaço (vivido ou representado), inferindo possibilidades sobre as necessidades e o modo de vida daqueles que lá habitam e o constroem (elaborando sentidos);
-
Reconhecer a relação entre sociedade e natureza, compreendendo-a a partir da análise do espaço onde vive, em diferentes tempos históricos;
-
Conhecer a vocação econômica do local onde vive, da cidade onde mora, da região na qual está inserido e, de forma regionalizada, da diversidade produtiva do Rio Grande do Sul.
-
Museu Nacional do Calçado;
-
Hamburgo Velho;
-
Igreja Nossa Senhora da Piedade;
-
Igreja Três Reis Magos;
-
Casa Schmitt Presser;
-
Fundação SCheffel;
-
Biblioteca Pública Municipal;
-
Câmara e Bombeiros;
-
Calçadão;
-
Espaço Cultural Albano Hartz;
-
Praça do Imigrante;
-
Lomba Grande;
-
Rio dos Sinos;
-
Parque Floresta Imperial;
-
Monumento à Bíblia;
-
Prefeitura;
-
Trensurb/FENAC/Rodoviária;
-
Monumento ao Sapateiro;
-
Estádio do Vale.
Locais opcionais a serem adicionados conforme as preferências pedagógicas da turma:
-
CAES (Centro de Educação Ambiental em Lomba Grande);
-
Parcão;
-
Santuário das Mães;
-
Estádio do Vale.
Detalhamento do Percurso
Duração do percurso: 7h45 às 17h30 (dois turnos)
Almoço: Restaurante em Lomba Grande (incluso)
Lanche da manhã e da tarde:
-
Opção 1 - cada um leva o seu
-
Opção 2 - podemos incluir, com um valor adicional de 35,00 por aluno.
Mais Informações
Deve ser feito um orçamento específico para cada grupo de alunos, pois valores podem variar de acordo com a quantidade, data e a distância da escola.
Valor estimado (2025): R$115,00 a R$195,00 por aluno.
Investimento